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[GB]CRIANDO UM OBJETO

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[GB]CRIANDO UM OBJETO

Mensagem por spectrus em Qua Maio 11, 2011 10:48 am

TUTORIAL 02 – CRIANDO UM OBJETO

Partindo do principio de que você esta
acompanhando os tutoriais a partir do inicio, você já deve saber como
criar um projeto, então inicie um novo projeto ou utilize o mesmo que
foi criado no Tutorial 01.


Agora que você já esta com o projeto
e o primeiro mapa criado vamos adicionar um objeto a este mapa. Na
seleção de categorias na paleta de objetos selecione a categoria “Basic
Geometry” que caso você não tenha mudado já deve estar selecionada,
nesta categoria estão listadas varias formas geométricas, como cubos,
esferas, cilindros, etc. Neste tutorial aprenderemos a adicionar um
cubo ao mapa, o processo é o mesmo para os outros objetos.

De um duplo clique no objeto “Cubo”
na paleta de objetos, você verá que no editor de mapas será criado um
cubo, note também que ao lado serão carregadas todas as propriedades
deste objeto criado, isto ocorre porque ao criar um novo objeto ele é
automaticamente selecionado.





Propriedades do Objeto:

- Name: Refere se ao nome
do objeto, este nome é gerado automaticamente na sua criação e
pode ser alterado para facilitar a sua localização e utilização
futura.

- Clipping: Esta opção habilita ou desabilita o clipping do objeto, o clipping
consiste em exibir para o usuário apenas os objetos que realmente
estejam visíveis a ele, caso o objeto esteja a uma grande
distancia do jogador ele será destruído e caso o jogador se
aproxime novamente do objeto ele será recriado, isto aumenta
consideravelmente o desempenho do jogo e a esta distancia em que
os objetos são destruídos pode ser alterada nas propriedades do
projeto. Mas em alguns objetos o clipping pode não ser útil, como em objetos muito grandes, por isso é permitido que ele seja desabilitado nos objetos.
- Collision: Categoria com as definições de colisão do objeto.
-- Bounce: Define o fator de salto do objeto.


-- Friction: Define o fator de fricção do objeto com os outros objetos colididos.

-- Scale: Definição do tamanho físico da colisão em relação com o tamanho do objeto, e é referente as coordenadas X, Y e Z.

-- Solid: Ativa ou desativa a colisão do objeto.

-- Style: Define tipo de física aplicada ao objeto, caso seja Bounce o objeto ira saltar no ambiente, como por exemplo, uma bola sendo jogada, a força destes saltos é referente ao fator Bounce definido anteriormente. Caso o tipo de física seja definido como Slide o objeto vai deslizar pelo ambiente.
-- Type: Define o tipo de colisão, caso seja Static
o objeto não terá nenhuma reação a colisões que possam ocorrer no
ambiente, caso seja Dynamic ao ocorrer uma colisão a física definida
em Style é aplicada ao objeto.
-- Collision: Categoria com as definições de colisão do objeto.
- Material: Refere se ao material aplicado ao objeto, este material pode conter cores ou texturas.


- PitchAngle: Define o ângulo de rotação no eixo Y do objeto.
- Position: É a posição do objeto no mapa e é referente as coordenadas X, Y e Z.
- RollAngle: Define o ângulo de rotação no eixo Z do objeto.
- Scale: Define o tamanho físico do objeto e é referente as coordenadas X, Y e Z.
- TurnAngle: Define o ângulo de rotação no eixo X do objeto.
- Visible: Define se o objeto é
visível ou não, atenção ao alterar esta propriedade para false o
objeto não ficara mais visível no editor de mapas, só será
possível acessá-lo através da lista de objetos do mapa.


Para entender melhor altere algumas
propriedade do objeto como o Scale, RollAngle, PitchAngle, TurnAngle, Position e
veja o comportamento do cubo no seu editor de mapa, por enquanto não se preocupe
com o Collision e nem com o material, pois aprenderemos mais sobre eles nos
próximos tutoriais.
Também é possível, e mais fácil,
interagir com os objetos utilizando o próprio mouse no editor de mapas. Existem
dois modos de interagir com os objetos do mapa através do mouse, o primeiro
deles é utilizando o gizmo, o gizmo são as setas coloridas para os eixos X, Y e
Z que aparecem nos objetos selecionados, este é o modo padrão do 3D Game Builder
e proporciona uma maior precisão na movimentação dos objetos. A seguinte imagem
mostra a visualização do gizmo:

Para movimentar o objeto selecionado
utilizando o gizmo basta posicionar o mouse, clicar e arrastar a seta para a
direção na qual você pretende mover o objeto, por exemplo, para movimentar o
cubo para cima basta clicar sobre a seta "verde" (eixo Y) mantendo pressionado o
botão esquerdo do mouse enquanto efetua a movimentação. No momento do clique
para iniciar a movimentação é importante que o mouse esteja exatamente sobre a
seta desejada, caso contrario o objeto perdera a seleção. Utilizando o gizmo
também é possível alterar o tamanho dos objetos através do mouse, para isso
basta utilizar os pequenos cubos coloridos presentes nos eixo X, Y e Z, o
processo é o mesmo da movimentação.
Acessando o menu "Opções > Gizmo" é
possível alterar diversas propriedade do gizmo, como por exemplo, a propriedade
"LineWidth" que altera a largura das setas. Também é possível desabilitar o
gizmo, desmarcando a propriedade "Opções -> Gizmo -> Enabled", sem o gizmo
a movimentação dos objetos será feita somente através do mouse, sem as setas
para os eixo e não será possível alterar o tamanho dos objetos com o mouse. A
movimentação sem o Gizmo era utilizada nas primeiras versões do 3D Game Builder,
facilitava a movimentação, porem possuía uma baixa precisão nos movimentos.
Para efetuar a movimentação dos objetos
com o gizmo desabilitado basta clicar e manter o botão do mouse pressionado
sobre o cubo e movimentando o mouse para os lados você vai movimentar o cubo
para os lados, no eixo X do objeto, movimentado o mouse para cima o cubo se
movimentara em relação ao seu eixo Y, e para movimentar o cubo para o fundo da
tela, seu eixo Z, é necessário segurar a tecla SHIFT enquanto movimenta o mouse,
sempre mantendo o botão esquerdo do mouse clicado sobre o objeto a ser movido.
Caso você perca o objeto de vista e não consiga mais encontrá-lo pressione
CTRL+Z para retornar a ultima posição do objeto antes dele ser movido, caso isso
não resolva, selecione o objeto pelo seu nome na lista de objetos do mapa, que
esta acima das propriedades dos objetos e altere a posição do seu objeto para 0
em todos os eixos, assim o objeto irá para o centro do seu mapa.



Para movimentar a câmera do editor de mapas primeiramente é
necessário pressionar o botão direito do mouse e segura-lo, se seguida
ao mover o mouse você pode mudar a direção da câmera e olhar para
qualquer direção. Para mover a câmera pelo mapa você deve manter o botão
direito do mouse pressionado e utilizar as teclas direcionais do
teclado para navegar pelo ambiente e ir a qualquer lugar do cenário.


Agora é importante que você treine um
pouco a movimentação dos objetos utilizando o mouse, pois é a maneira mais
rápida e fácil de criar os mapas no 3D Game Builder. Pode ser um pouco confuso
no começo movimentar os objetos, mas aos poucos você se acostuma.
Após entender e aprender a movimentar um
objeto no mapa você pode adicionar mais alguns objetos ao seu mapa, por enquanto
utilize apenas objetos da categoria “Basic Geometry”, nos próximos tutoriais
veremos o que existe na outras categorias. Caso queira deletar um objeto do
mapa, clique nele com o botão direito do mouse e escolha a opção deletar, ou
simplesmente selecione o objeto que você deseja deletar e pressione a tecla
Delete. Você deve estar achando os
objetos criados meio “feios”, por possuírem apenas uma cor preta, isto ocorre
porque ainda não adicionamos uma fonte de luz ao nosso mapa, no próximo tutorial
aprenderemos a iluminar o nosso ambiente.


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