[GB]CRIANDO UM CENÁRIO
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[GB]CRIANDO UM CENÁRIO
Neste tutorial aprenderemos a criar um pequeno
cenário e executarmos a nossa aplicação. Primeiramente crie um novo
projeto do tipo “Static Camera Game”, ou então utilize o criado nos
tutoriais anteriores.
Partindo de um mapa vazio adicione a
ele um cubo, utilizaremos ele como o chão do nosso cenário, para isto
altere a sua propriedade “Scale” para X = 20 Y = 0,1 e Z = 20 e o
“Position” para X = 0 Y = 0 e Z = 0 para posicioná-lo no centro do nosso
cenário. Agora adicione também uma fonte luz ao cenário, podemos usar
luz padrão “MainLight”, mas se preferir pode criar a sua própria luz.
Posicione a luz acima do cubo criado, até que este esteja adequadamente
iluminado. Se você fez tudo corretamente o cenário estará parecido com
este:
Agora vamos cadastrar um material
para colocarmos no cubo que representa o nosso chão. Para isto vá até o
menu “Banco de Dados -> Materiais” e crie um novo material com o nome
de “Grama” como mostrado no tutorial anterior. Altere a propriedade
“TextureScale” para X = 5 Y = 5 e Z = 5 pois como a textura que
utilizaremos é pequena e o objeto onde a aplicaremos é maior devemos
alterar o tamanho de escala da textura, assim temos uma melhor qualidade
na textura. Mantenha as outras propriedades padrão, mas lembre-se de
definir a propriedade “Disabled” para false assim a textura estará
habilitada para o material. Selecione a seguinte textura para este
material:
Salve o Material e retorne para editor
de mapas e no cubo que representa o chão na propriedade “Material”
selecione o material que você acabou de criar “Grama” ou outro nome que
você tenha dado, o material aparecerá no chão criado.
Ainda adicione um objeto do tipo “Toro”
que está na paleta “Basic Geometry”, e posicione-o em alguma das
extremidades do chão, não iremos colocá-lo no centro porque será na
posição X = 0 Y = 0 e Z = 0 que o nosso ator principal aparecerá. O
resultado final do nosso cenário será parecido com este:
Agora finalmente
vamos executar nossa aplicação para ver como ela ficou, para isto vá até
o menu “Projeto -> Run” ou simplesmente pressione F9.
Você poderá andar
com o personagem pelo cenário, as teclas padrão de movimentação são as
setas direcionais, enter para executar ações e espaço para pular, estas
teclas podem ser alteradas na configuração do ator principal, no próximo
tutorial aprenderemos exatamente como fazer estas alterações nas
propriedades do ator principal.
Note que se você movimentar o ator
principal para fora da área do cubo que serve como chão ele cairá
infinitamente, isto ocorre porque o 3D Game Builder gera automaticamente
uma força gravitacional no ambiente, por isto se o ator principal não
possuir nenhum tipo de apoio ele cairá ou deslizara impulsionado pela
força gravitacional. A gravidade nos ambientes pode ser facilmente
alterada, aprenderemos como fazer isto nos próximos tutoriais.
cenário e executarmos a nossa aplicação. Primeiramente crie um novo
projeto do tipo “Static Camera Game”, ou então utilize o criado nos
tutoriais anteriores.
Partindo de um mapa vazio adicione a
ele um cubo, utilizaremos ele como o chão do nosso cenário, para isto
altere a sua propriedade “Scale” para X = 20 Y = 0,1 e Z = 20 e o
“Position” para X = 0 Y = 0 e Z = 0 para posicioná-lo no centro do nosso
cenário. Agora adicione também uma fonte luz ao cenário, podemos usar
luz padrão “MainLight”, mas se preferir pode criar a sua própria luz.
Posicione a luz acima do cubo criado, até que este esteja adequadamente
iluminado. Se você fez tudo corretamente o cenário estará parecido com
este:
Agora vamos cadastrar um material
para colocarmos no cubo que representa o nosso chão. Para isto vá até o
menu “Banco de Dados -> Materiais” e crie um novo material com o nome
de “Grama” como mostrado no tutorial anterior. Altere a propriedade
“TextureScale” para X = 5 Y = 5 e Z = 5 pois como a textura que
utilizaremos é pequena e o objeto onde a aplicaremos é maior devemos
alterar o tamanho de escala da textura, assim temos uma melhor qualidade
na textura. Mantenha as outras propriedades padrão, mas lembre-se de
definir a propriedade “Disabled” para false assim a textura estará
habilitada para o material. Selecione a seguinte textura para este
material:
Salve o Material e retorne para editor
de mapas e no cubo que representa o chão na propriedade “Material”
selecione o material que você acabou de criar “Grama” ou outro nome que
você tenha dado, o material aparecerá no chão criado.
Ainda adicione um objeto do tipo “Toro”
que está na paleta “Basic Geometry”, e posicione-o em alguma das
extremidades do chão, não iremos colocá-lo no centro porque será na
posição X = 0 Y = 0 e Z = 0 que o nosso ator principal aparecerá. O
resultado final do nosso cenário será parecido com este:
Agora finalmente
vamos executar nossa aplicação para ver como ela ficou, para isto vá até
o menu “Projeto -> Run” ou simplesmente pressione F9.
Você poderá andar
com o personagem pelo cenário, as teclas padrão de movimentação são as
setas direcionais, enter para executar ações e espaço para pular, estas
teclas podem ser alteradas na configuração do ator principal, no próximo
tutorial aprenderemos exatamente como fazer estas alterações nas
propriedades do ator principal.
Note que se você movimentar o ator
principal para fora da área do cubo que serve como chão ele cairá
infinitamente, isto ocorre porque o 3D Game Builder gera automaticamente
uma força gravitacional no ambiente, por isto se o ator principal não
possuir nenhum tipo de apoio ele cairá ou deslizara impulsionado pela
força gravitacional. A gravidade nos ambientes pode ser facilmente
alterada, aprenderemos como fazer isto nos próximos tutoriais.
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