Makers Brasil
Bem Vindos a Maker´s Brasil (um forum para criação de servidores 2D e 3D)Nos desejamos boa sorte no seu projeto!


Participe do fórum, é rápido e fácil

Makers Brasil
Bem Vindos a Maker´s Brasil (um forum para criação de servidores 2D e 3D)Nos desejamos boa sorte no seu projeto!
Makers Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Unity3D]Introdução à engine Unity 3D – O que é? O que posso fazer?

4 participantes

Ir para baixo

[Unity3D]Introdução à engine Unity 3D – O que é? O que posso fazer?  Empty [Unity3D]Introdução à engine Unity 3D – O que é? O que posso fazer?

Mensagem por Berinho Seg Jan 31, 2011 12:43 pm

Introdução

Olá caro leitor. Este é o primeiro tutorial sobre a Unity 3D, que é uma das grandes engines do mercado, tendo atingido um grande público desenvolvedor por diversos motivos que citarei ao decorrer deste tutorial.

Espero que aprecie este novo tutorial gratuito e os próximos lançamentos sobre esta incrivel engine.

Irei escrever este tutorial na forma de Pergunta – Resposta, ou seja, haverá uma pergunta e eu mesmo irei responder tal questão.

O que é Unity 3D?

Unity 3D é uma engine completa para desenvolvimento de jogos 3D e 2D. Sua vantagem está em seu incrivel editor visual que torna possivel visualizar todo o jogo e criar um jogo completo a partir desde ambiente de Desenvolvimento.

A engine possui recursos incriveis que batem de frente com engines mais veteranas, como a Unreal Engine e a CryEngine ( usada na criação de Crysis e Far Cry ). Com esta engine você poderá desenvolver um jogo 3D ou 2D que rode tanto no Windows, quanto no Mac, no iPhone, no iPad, no Android ou no Wii ou no próprio Navagador Web.

Óbvio que nem todos podem desenvolver para iPhone e iPad ou para Android ou ainda para o Wii, já que é necessário ser um desenvolvedor autorizado. Mas todos são hábeis para programar jogos para Windows, Mac e para os Navegadores Web ( que rodam o jogo através do plugin UnityPlayer ).

A Unity 3D é Gratuita?

A Unity 3D possui 5 licenças diferentes, cada uma para um certo tipo de desenvolvedor. Os detalhes sobre o que uma suporta ou não, de forma completa estão nesta página Clique Aqui.

As licenças são Unity, Unity Pro, Unity iPhone Basic, Unity iPhone Advanced e Unity Wii. De acordo com a Unity Technologies, em breve mais plataformas serão suportadas, tais como Android.

Vamos dar uma olhada em cada uma destas licenças e principalmente nas que mais interessa ao desenvolvedor, que é a Unity e a Unity Pro.

- Unity

Esta é a versão gratuita da Unity que pode ser usada tanto para estudos quanto para fins comerciais, válida para empresas que não ganharam 100.000 dólares no ultimo ano fiscal. Ou seja, se você ganhar mais de 100.000 dólares deve obter a Unity Pro. Bem justo.

Esta versão possui menos recursos que a Unity Pro, mas é totalmente possivel criar um jogo de qualidade com esta licença, sem dúvida alguma. As vantagens da Unity Pro serão abordadas no próximo item.

Qualquer aplicação feita com a versão gratuita irá mostrar o logotipo da Unity Engine e para retirar este logotipo você deve obter a versão Pro.

- Unity Pro

Esta é a versão paga da Unity engine e possui diversos recursos bem interessantes, perfeita para estúdios ou para o desenvolvedor que tem uma grana para investir.

O preço desta não é tão salgado quanto as outras engines (Unreal Engine ou CryTek) já que ela custa apenas $1.200 (mil e duzentos dólares).

Não é um preço acessivel à qualquer pessoa, mas é bem acessivel à algum estúdio ou pessoa que tenha dinheiro para investir, algo em torno de 5.000 reais dá e sobra para comprar a versão Unity Pro.

- Unity iPhone Basic e Unity iPhone Advanced

Estas versões são para o desenvolvimento para iPhone (dispositivo da Apple). As diferenças entre a Basic e Advanced estão mais na parte de desempenho e customização tais como o uso de plugins feitos em C++ ou Objective-C.

Na Basic a marca d’agua da Unity irá aparecer e para retirar a mesma, somente com a versão Advanced. Ambas as versões são pagas e você precisa ser um Desenvolvedor autorizado pela Apple.

Os preços são respectivamente +300 dólares pela Basic e +1200 dólares pela Advanced.

Caso você queira a versão Gratuita da Unity, somente a versão Basic poderá ser comprada. Para se obter a versão Advanced você deve comprar junto com a Unity Pro.

- Unity Wii

Esta versão permite o desenvolvimento para o console Nintendo Wii. Você deve ser um Desenvolvedor Autorizado Nintendo e entrar em contato com a Unity Technologies para obter os preços e para baixar tal versão.

Com uma desta em mãos e o kit de desenvolvimento fornecido pela Nintendo, você pode produzir jogos para a WiiWare ou Gravar Discos com Jogos para o Nintendo Wii.

Quais as Vantagens de cada Versão da Unity 3D?

Uma lista completa com os recursos de cada versão pode ser encontrada no site oficial clicando neste link.

Qual a melhor versão para mim?

Se você tiver o dinheiro necessário compre a Unity 3D Pro. Caso você seja um desenvolvedor Indie ( independente ) baixe a versão gratuita, nela você poderá criar jogos para estudar ou para comercializar, caso assim deseje.

Caso queira desenvolver para o iPhone da Apple, terá que comprar a licença iPhone Basic ou Advanced que são ambas pagas. Além disto, terá que ser um desenvolvedor autorizado pela Apple pagando uma taxa e outros processos. Um computador que rode o Mac OS também é necessário, ou seja, terá que comprar uma CPU ou Notebook da Apple.

Caso você seja uma empresa autorizada pela Nintendo, você poderá obter informações sobre o preço etc. diretamente com a Unity Technologies.

O que posso fazer com a Unity 3D?

Esta questão é bem fácil de responder: você pode criar jogos incriveis, tanto em 3D quanto em 2D com uma agilidade incrivel no desenvolvimento! Jogos com uma performance muito boa e efeitos de ultima geração (uma boa coleção de shaders prontos e fáceis de usar) além da facilidade no desenvolvimento e o melhor, rodando em diversas plataformas!

Gostaria de ver o que você pode fazer com esta incrivel ferramenta? Clique aqui e confira as demos agora mesmo (exige a instalação do plugin UnityWebPlayer para visualização diretamente no navegador).

Veja abaixo uma imagem tirada de um dos aplicativoss que demonstram uma pequena parte do poder da Unity 3D
[Unity3D]Introdução à engine Unity 3D – O que é? O que posso fazer?  Island_demo


Como pode notar, a qualidade é muito boa chegando à niveis profissionais. E tudo com aproximadamente 50% de esforço à menos do que codificar tudo do zero. Claro que dependendo de sua necessidade ou plataforma alvo, escolher outra ferramenta as vezes é o unico caminho. Mas para quem não possue necessidades especificas de desenvolvimento, a Unity 3D é uma das melhores escolhas à serem feitas.

Posso vender meus jogos criados nela?

Sem dúvida pode. Você poderá vender seus jogos para PC, Mac e Navegador Web sem pagar nada. A diferença é que a Unity 3D não possui recursos iguais ao da Unity 3D Pro e caso utilize a versão gratuita, o logotipo da Unity irá aparecer na tela de seu jogo.

Para as demais plataformas (iphone, ipad, android, wii) é necessário obter licenças especificas que não são gratuitas e além disto ser um desenvolvedor autorizado ( processo que também não é gratuito =P )

Quais os Recursos que a Unity 3D Pro tem e a Unity 3D não tem?

Podemos fazer uma lista com os recursos que a Unity 3D possui e a Unity 3D não possui. Confira abaixo.

Post-Processing Effects – efeitos especiais na tela, tais como SSAO (Screen Space Ambient Occlusion), Depth of Field (DOF), Blur, Motion Blur etc. Estes efeitos especiais estão presentes somente na versão Pro.
Render-to-Texture – permite obter a renderização final e armazenar em uma Textura. Com este textura em mãos, você pode criar efeitos de água realisticos e muitos outros (dependendo de sua criatividade)
Sombras em Tempo Real ( RealTime Shadows ) - recurso importante em jogos atuais, faz com que as sombras sejam geradas em tempo real e de forma realistica, melhorando e muito o visual do jogo.
Profiler – Permite identificar e analisar completamente seu jogo para ajudar a descobrir formas de otimização e pontos que estão consumindo muitos recursos.
Low-Level Rendering Acess – permite modificações de baixo nivel na forma com que a Unity 3D renderiza o jogo. Geralmente alterada apenas por projetos de grande porte com performance critica.
C/C++ ou Objective-C Plugins – permite usar uma biblioteca externa dentro da Unity 3D, permitindo utilizar por exemplo, outra engine física etc. Você pode ainda escrever seus próprios plugins para você utilizar.
Reprodução de Videos – permite ao desenvolvedor reproduzir videos, seja em uma superficie 3D ou em uma textura 2D.
Streaming Assets – permite carregar os modelos, texturas, sons etc. (Assets) de forma progressiva ou seja, com o famoso Loading…
Sem o Logotipo/Marca d’agua da Unity 3D – com a Unity 3D Pro o logotipo da Unity 3D não precisa ser exibido.
Além destes citados acima teremos mais recursos com o lançamento da Unity 3D 3.0, que incluem:

Outras plataformas como, Android – iPad – XBox360 – PS3 e as já suportadas atualmente
Deffered Rendering Otimizado, que irá melhorar o sistema de iluminação acabando com o limite de luzes (claro que é bom não exagerar =D )
Sistema de LightMapping Profissional.
Sistema de Occlusion Culling da Umbra - um dos melhores do mundo, fazendo com que o desempenho do jogo melhore e muito!
E quais são os Recursos que a Unity 3D gratuita possui?

A Unity 3D possui, em sua versão gratuita, diversos recursos muito interessantes. Irei citar abaixo os principais e que facilitam e muito a vida do desenvolvedor Indie (independente).

Editor

O editor da Unity 3D é muito completo e você pode programar o seu jogo todo por meio deste editor. Pode-se posicionar objetos, editar scripts, importar arquivos e muitas outras tarefas. O editor é organizado e pode ser customizado para o modo que mais lhe agradar! Destacando ainda que você pode testar o jogo diretamente no editor sem compilar a versão definitiva e ainda Pausar ou dar Play no aplicativo.
[Unity3D]Introdução à engine Unity 3D – O que é? O que posso fazer?  Editor_unity


Pode-se notar que o editor é bem interessante e fácil de usar e o mais importante: é Completo!

Gráficos

A velocidade de renderização é muito alta pois é altamente otimizada e roda tanto DirectX quanto OpenGL. Sistema de Particulas, modelos animados e muito mais, fazem parte da Unity 3D que possui um motor gráfico muito bem feito.

Suporte aos mais famosos formatos de arquivos (Assets)

Algo muito interessante é que a Unity 3D suporta muitos formatos de forma extremamente completa!

Suporte à modelos 3D nos formatos .mb & .ma (Autodesk Maya) – .max (Autodesk 3D Max) – .blend (Blender) – e muitos outros, como XSI, Lightwave, Cinema4D etc.
Suporte à fontes TrueType – .TTF
Suporte ao formato .psd - permitindo editar o seu arquivo com Camadas (Layers) além de outros formatos, como .jpg – .png – .bmp - .tga etc.
Suporte à diversos formatos de audio e contando ainda com Conversão para .OGG - diminuindo assim o tamanho do seu jogo e utilizando um formato 100% gratuito!
Compressão DXT para as imagens – diminuindo seu tamanho de forma considerável.
Tem ainda muitos outros recrusos, mas você já deve ter notado que é uma ferramenta que suporta muito bem os arquivos necessários para se criar um jogo (sons, modelos 3D, imagens 2D).

MultiPlataforma

Com a Unity 3D você pode distribuir seu jogo para diversas plataformas com apenas alguns cliques! Nem preciso dizer mais.

Shaders

Você pode escrever seus próprios shaders ou utilizar os efeitos especiais presentes na Unity 3D Pro, mas além disto você poderá contar com uma incrivel coleção de 40 tipos de Shaders diferentes.

Diffuse
Parallax
Bumped Diffuse
Paralax Specular
e muitos outros!
Terrenos

Você pode esculpir seus terrenos na hora com a Unity 3D, gerar mapas de luz para aumentar a performance e a Unity 3D se encarrega da otimização para você!
[Unity3D]Introdução à engine Unity 3D – O que é? O que posso fazer?  Terrain_unity


Você pode notar que o editor de terrenos da Unity 3D é muito poderoso e bem flexivel, permitindo além de esculpir na hora a importação de um HeightMap que será usado pela Unity 3D para criar o terreno.

Networking

A Unity 3D também fornece de maneira fácil o Network para seu jogo, fazendo o mesmo se tornar um jogo Multiplayer com uma boa facilidade se comparado à se criar as conexões do zero em outra linguagem ou framework.

Física

A Unity 3D utiliza um motor físico criado pela nVidia, o consagrado PhysX, permitindo que se crie simulações físicas com extrema qualidade. Alguns dos recursos são:

Ragdolls – permitindo que se controle “corpos”, um exemplo seria seu personagem principal que sofreria com a ação das leis da física.
Carros – é possivel implementar veiculos nesta engine e isto é um recurso importante.
Joints – permite conectar objetos criando pontes, correntes etc.
Rigidbodies – Implementa corpos que sofrem com a ação das leis da física, como por exemplo, um cubo ou uma esfera.
Audio & Video

A Unity 3D possui um ótimo suporte em relação à reprodução de Audio e Video. Ofereçe diversos recursos para a reprodução dos mesmos e suporte à diversos formatos (os mais utilizados). Na lista abaixo você confere algumas caracteristicas:

Suporte à reprodução de videos tanto em uma Textura 2D quanto em uma superficie 3D. (disponivel somente na Unity 3D Pro)
Suporte à diversos formatos, como por exemplo: .mp3 – .ogg – .wav – .aac – entre outros
A Unity 3D pode converter todos os arquivos de áudio e video para o formato .ogg automaticamente. Este formato possui qualidade semelhante ao .mp3 ou .aac mas é totalmente gratuito!
Scripting

Você pode programar toda a lógica e funcionamento do jogo com scripts. Os scripts podem ser escritos em C# – Javascript ou Boo (dialeto da linguagem Python) e vale destacar que o desempenho não é alterado dependendo da linguagem. Pode escolher qualquer uma e o desempenho será o mesmo!

Luzes e Sombras

A Unity 3D possui um bom sistema de iluminação que suporta os tipos de luzes mais conhecidos, como Omni Light – Spot Light ou Directional Light.

Na versão Pro, a Unity 3D permite o uso de Sombras em tempo real e efeitos especiais avançados, como SSAO (Screen Space Ambient Occlusion) entre outros com apenas alguns cliques!

Me interessei… Onde posso fazer o Download da Unity 3D?

O download pode ser feito no site oficial da Unity 3D - clicando neste link.

CREDITOS: DEVTUTS [RAFAEL]
Berinho
Berinho
Modelador
Modelador

Mensagens : 6
Estrelas Makers : 30
Creditos : 4
Data de inscrição : 26/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[Unity3D]Introdução à engine Unity 3D – O que é? O que posso fazer?  Empty Re: [Unity3D]Introdução à engine Unity 3D – O que é? O que posso fazer?

Mensagem por wilclefison Seg Jan 31, 2011 12:47 pm

Parabens mutio bom XD + CRED
wilclefison
wilclefison
Moderador
Moderador

Mensagens : 18
Estrelas Makers : 111
Creditos : 16
Data de inscrição : 15/01/2011
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

[Unity3D]Introdução à engine Unity 3D – O que é? O que posso fazer?  Empty Re: [Unity3D]Introdução à engine Unity 3D – O que é? O que posso fazer?

Mensagem por Berinho Seg Jan 31, 2011 12:51 pm

Valeu *-*
Depois posto mais tutoriais sobre o Unity 3D aqui
Berinho
Berinho
Modelador
Modelador

Mensagens : 6
Estrelas Makers : 30
Creditos : 4
Data de inscrição : 26/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[Unity3D]Introdução à engine Unity 3D – O que é? O que posso fazer?  Empty Re: [Unity3D]Introdução à engine Unity 3D – O que é? O que posso fazer?

Mensagem por seth175 Seg Jan 31, 2011 1:59 pm

Boa Very Happy
seth175
seth175
Modelador
Modelador

Mensagens : 10
Estrelas Makers : 98
Creditos : 9
Data de inscrição : 27/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[Unity3D]Introdução à engine Unity 3D – O que é? O que posso fazer?  Empty ADVERTENCIA

Mensagem por spectrus Seg Jan 31, 2011 2:03 pm

SEM DOUBLE POST!
leia as regras!




+1 CRED
spectrus
spectrus
Administrador
Administrador

Mensagens : 299
Estrelas Makers : 1466
Creditos : 49
Data de inscrição : 01/01/2011
Idade : 30
Localização : V.da conquista bahia

Ir para o topo Ir para baixo

[Unity3D]Introdução à engine Unity 3D – O que é? O que posso fazer?  Empty Re: [Unity3D]Introdução à engine Unity 3D – O que é? O que posso fazer?

Mensagem por Berinho Seg Jan 31, 2011 2:57 pm

Ninguem fez double post aqui nao cara .-.
Berinho
Berinho
Modelador
Modelador

Mensagens : 6
Estrelas Makers : 30
Creditos : 4
Data de inscrição : 26/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[Unity3D]Introdução à engine Unity 3D – O que é? O que posso fazer?  Empty Re: [Unity3D]Introdução à engine Unity 3D – O que é? O que posso fazer?

Mensagem por wilclefison Seg Jan 31, 2011 3:26 pm

Cuidado olha a foto dele rsrs
wilclefison
wilclefison
Moderador
Moderador

Mensagens : 18
Estrelas Makers : 111
Creditos : 16
Data de inscrição : 15/01/2011
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

[Unity3D]Introdução à engine Unity 3D – O que é? O que posso fazer?  Empty Re: [Unity3D]Introdução à engine Unity 3D – O que é? O que posso fazer?

Mensagem por Berinho Seg Jan 31, 2011 3:36 pm

Ele é meu amiguinho AUHSUHAUHS conheço o spectrus(Valber) a anos
Berinho
Berinho
Modelador
Modelador

Mensagens : 6
Estrelas Makers : 30
Creditos : 4
Data de inscrição : 26/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

[Unity3D]Introdução à engine Unity 3D – O que é? O que posso fazer?  Empty Re: [Unity3D]Introdução à engine Unity 3D – O que é? O que posso fazer?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos