Switches
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Switches
Switches!
Aqui estão algumas das dúvidas mais frequentes no mundo maker:
Pois bem, as switches são como interruptores. Você pode ligá-las ou desligá-las e, ao fazê-lo, pode criar consequências. Por exemplo, imaginemos a switch à qual você deu o nome de Mundo RPG Maker.
Se ligá-la, todos os makers podem visitar o nosso site e o nosso fórum e
aprender com os nossos tutoriais. Porém, se você a desligar, ninguém
poderá acessar o nosso site e em vez disso aparecerá uma mensagem
dizendo: Desculpe mas estamos em manutenção. Volte mais tarde.
No seu jogo acontecerá a mesma coisa. Vejamos o exemplo abaixo.
Comece por criar um novo evento. Depois,
dê-lhe um nome e um gráfico, como na imagem abaixo. Para colocar um
gráfico no evento, basta clicar duas vezes na caixa branca que está no
lugar do gráfico e aparecerá uma janela para você escolher.
Agora, vamos fazer com que: Se a switch Mundo RPG Maker estiver ligada (ON), os membros podem visitar o site e ver tutoriais. Porém, se a switch Mundo RPG Maker estiver desligada (OFF), aparece a mensagem dizendo que o site está em manutenção.
Para fazer isso, crie um novo Comando de Evento e na 1ª aba, escolha Condições.
Irá aparecer uma janela para que possamos escolher a condição que queremos. Escolhemos uma condição com uma switch. Então escolha a switch que você vai querer como condição, clicando no botão destacado em azul na imagem abaixo:
Ao clicar nesse botão, abre-se o Painel das switches. É aí que você pode dar nome a todas as switches do seu jogo. Comecemos então dando o nome de Mundo RPG Maker a uma switch qualquer que ainda não esteja sendo usada.
Após clicar em OK, a sua janela deverá estar assim:
Essa janela fez com que se a switch Mundo RPG Maker esteja ON,
algo aconteça. Porém, aquele botão lá em baixo que diz “Adicionar
exceção se não cumpridas as condições”, faz com que se a switch Mundo RPG Maker não estiver ON, algo aconteça.
O seu evento deverá estar assim:
Agora, dentro da Condição, colocamos o texto: Olá. Seja bem-vindo ao site da Mundo RPG Maker ([Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Aproveite para ver os nossos tutoriais. Divirta-se!
Depois, dentro da Exceção, o texto: Desculpe mas estamos em manutenção. Volte mais tarde.
Clique em OK.
Crie após isso um novo evento no mesmo mapa. Esse evento irá ligar a switch Mundo RPG Maker.
Rode o jogo e fale com a Vendedora.
Como pode ver, a switch ainda não foi
ligada e, sendo assim, você ainda não pode acessar o nosso site. Porém,
se você for ligar o Interruptor, a switch será ligada.
E agora, ao falar novamente com a Vendedora:
E assim você aprendeu o mecanismo básico das switches.
Isto aqui é o mais simples possível. Existem muitas outras
possibilidades com switches. Basta que você explore um pouco o RPG Maker
e verá que pode fazer sistemas incríveis interligando várias delas!
O que são e como usar?
Aqui estão algumas das dúvidas mais frequentes no mundo maker:
- O que são as switches?
- Para que servem?
- Como é que eu as uso?
Pois bem, as switches são como interruptores. Você pode ligá-las ou desligá-las e, ao fazê-lo, pode criar consequências. Por exemplo, imaginemos a switch à qual você deu o nome de Mundo RPG Maker.
Se ligá-la, todos os makers podem visitar o nosso site e o nosso fórum e
aprender com os nossos tutoriais. Porém, se você a desligar, ninguém
poderá acessar o nosso site e em vez disso aparecerá uma mensagem
dizendo: Desculpe mas estamos em manutenção. Volte mais tarde.
No seu jogo acontecerá a mesma coisa. Vejamos o exemplo abaixo.
Comece por criar um novo evento. Depois,
dê-lhe um nome e um gráfico, como na imagem abaixo. Para colocar um
gráfico no evento, basta clicar duas vezes na caixa branca que está no
lugar do gráfico e aparecerá uma janela para você escolher.
Agora, vamos fazer com que: Se a switch Mundo RPG Maker estiver ligada (ON), os membros podem visitar o site e ver tutoriais. Porém, se a switch Mundo RPG Maker estiver desligada (OFF), aparece a mensagem dizendo que o site está em manutenção.
Para fazer isso, crie um novo Comando de Evento e na 1ª aba, escolha Condições.
Irá aparecer uma janela para que possamos escolher a condição que queremos. Escolhemos uma condição com uma switch. Então escolha a switch que você vai querer como condição, clicando no botão destacado em azul na imagem abaixo:
Ao clicar nesse botão, abre-se o Painel das switches. É aí que você pode dar nome a todas as switches do seu jogo. Comecemos então dando o nome de Mundo RPG Maker a uma switch qualquer que ainda não esteja sendo usada.
Após clicar em OK, a sua janela deverá estar assim:
Essa janela fez com que se a switch Mundo RPG Maker esteja ON,
algo aconteça. Porém, aquele botão lá em baixo que diz “Adicionar
exceção se não cumpridas as condições”, faz com que se a switch Mundo RPG Maker não estiver ON, algo aconteça.
O seu evento deverá estar assim:
Agora, dentro da Condição, colocamos o texto: Olá. Seja bem-vindo ao site da Mundo RPG Maker ([Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Aproveite para ver os nossos tutoriais. Divirta-se!
Depois, dentro da Exceção, o texto: Desculpe mas estamos em manutenção. Volte mais tarde.
Clique em OK.
Crie após isso um novo evento no mesmo mapa. Esse evento irá ligar a switch Mundo RPG Maker.
Rode o jogo e fale com a Vendedora.
Como pode ver, a switch ainda não foi
ligada e, sendo assim, você ainda não pode acessar o nosso site. Porém,
se você for ligar o Interruptor, a switch será ligada.
E agora, ao falar novamente com a Vendedora:
E assim você aprendeu o mecanismo básico das switches.
Isto aqui é o mais simples possível. Existem muitas outras
possibilidades com switches. Basta que você explore um pouco o RPG Maker
e verá que pode fazer sistemas incríveis interligando várias delas!
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