Aula de SadScript
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Aula de SadScript
Aula de >>>SadScript<<<
..::Introdução::..
Sadscript
é o baluarte de um Elysium jogo. É um simples mas poderoso recurso que
pode controlar apenas sobre cada aspecto de seu jogo. Sim, é melhor
HARDCODE o jogo, mas softcoding suas características facilita a edição e
para não falar que nem todos têm Visual Basic.
Primeiro de tudo,
gostaria de afirmar que é Sadscript infact VBSript. Tem todas as
capabilties de VBscripting e com ele vem uma lista de comandos básicos
para editar o seu leitor de caracteres. Vou listar os comandos para você
em breve.
Mesmo Sadscript é uma ferramenta simples, as pessoas têm
sido conhecidos para criar algumas coisas poderosas. Alguns exemplos de
scripts são aqueles, como um sistema de Fora e Voltar para aqueles
usuários que sempre precisam de sair da sala. E depois há o mais
avançado scripts e alguns, como um sistema para seu tradeskill
entediante trabalhadores ou mesmo um sistema de busca para os viajantes
aventureiros.
..scriptando::..
(:GetPlayerInfos:)
As
Player Info são as mais faceis, porem Tambem é muito Util para mostrar
ao player quantas coisas ele tem, tanto para pegar e fazer uma conta, ou
até para ver se ele passou de alguma regra.
No Sadscript, é muito
usado o GetPlayerInfo, pois ele tem mais GetPlayerInfo do que no Visual
Basic, porem se tivesse seria muito mais facil, pois o Sadscript seria
ativado um código atravez de Textsay.
As GetPlayerInfo Existem diversas como:
=|>GetPlayerName (Pega o nome do jogador)
=|>GetPlayerAccount (Pega a account do Player)
=|>GetPlayerLevel (Pega o Level do Player)
=|>GetPlayerSprite (Pega a Sprite do Player)
=|>GetPlayerAccess (Pega o Access do player, Admin, GM, VIP, Player Free, Etc...)
=|>GetPlayerHelmetSlot (Pega o Item usado no Capacete do player)
=|>GetPlayerArmorSlot (Pega o Item Usado na Armadura do Player)
=|>GetPlayerWeaponSlot (Pega o Item Usado na Arma do Player)
=|>GetPlayerShieldSlot (Pega o Item Usado no Escudo do Player)
=|>GetPlayerSTR (Pega os Pontos de força do Player)
=|>GetPlayerDEF (Pega os Pontos de Defesa do Player)
=|>GetPlayerMAGI (Pega os Pontos de Inteligencia do Player)
=|>GetPlayerSPEED (Pega os Pontos de Velocidade do Player)
=|>GetPlayerPOINTS (Pega os pontos reservados para gastar)
=|>GetPlayerExp (Pega os Pontos de Experiencia do Player)
=|>GetPlayerMapX (Pega a cordenada X do mapa em que o player esta)
=|>GetPlayerMapY (Pega a Cordenada Y Do mapa em que o player esta)
=|>GetPlayerClass (Pega a Classe do Player)
=|>GetPlayerMap (Pega o mapa em que o player está)
=|>GetPlayerInvItemNum (Pega o numero do slot que tal item está)
=|>GetPlayerGuild (Pega a guild do player Se ele tiver)
=|>GetPlayerResets (Pega os resets do player, se voce tiver o comando de reset)
(:SetPlayerInfo:)
O Comando de Setar o player é como um Adicionar, Ele Ao invés de Ver a informação como o GetPlayerInfo, ele Adiciona
O Comando de SetPlayerInfo na verdade são os mesmo comandos que GetPlayerInfo, mas aon invés de Get é Set.
Aqui um Exemplo de SetPlayerInfo:
SetPlayerPOINTS (index, GetPlayerPOINTS + 1)
Explicando, ele adiciona 1 ponto nos pontos para adicionar
e para que serve o GetPlayerPOINTS?
Ou Seja, se colocassemos SetPlayerPOINTS(index, + 1) Ele retiraria o + e ficaria 1, Resultado:
Se o player tivesse 200 pontos, ele ficaria com 1
Por isso o GetPlayerPOINTS seria substituido pelos pontos que o player ja tem, Resultado:
Se ele tivesse 200 pontos, o Resultado seria assim:
SetPlayerPOINTS(Index, 200 + 1)
E Nenhum besta não seria burro o suficiente para não saber quanto é 200 + 1 --'
Mas e se não fosse 200?
O GetPlayerPOINTS como todo GetPlayerInfo , é um Variavel, Se não fosse Variavel, ele seria um numero só.
Por
isso que serve o GetPlayerInfo, por que se ele não tiver aquilo, sairia
outra coisa, Mas como ele é variavel, ele pega oque o Player Tem.
Isto
é lógica, muito usada na programação de Visual Basic, E para aqueles
que a cabeça entrou em parafuso tem mais uma explicação de lógica:
Alfredinho Falou para Maria Que Joãozinho tinha comprado 4 laranjas.
Mas ele não sabe se Joãozinho comprou apenas 1.
Então se o Alfredinho tivesse perguntado a Joãozinho, ele saberia.
E o GetPlayerInfo é a mesma coisa, ele eprgunta ao player quanto ele tem e conta ao código.
Os SetPlayerInfo tem diversos comandos:
=|>SetPlayerName (Muda o nome do jogador)
=|>SetPlayerAccount (Muda a account do Player)
=|>SetPlayerLevel (Muda o Level do Player)
=|>SetPlayerSprite (Muda a Sprite do Player)
=|>SetPlayerAccess (Muda o Access do player, Admin, GM, VIP, Player Free, Etc...)
=|>SetPlayerHelmetSlot (Muda o Item usado no Capacete do player)
=|>SetPlayerArmorSlot (Muda o Item Usado na Armadura do Player)
=|>SetPlayerWeaponSlot (Muda o Item Usado na Arma do Player)
=|>SetPlayerShieldSlot (Muda o Item Usado no Escudo do Player)
=|>SetPlayerSTR (Muda os Pontos de força do Player)
=|>SetPlayerDEF (Muda os Pontos de Defesa do Player)
=|>SetPlayerMAGI (Muda os Pontos de Inteligencia do Player)
=|>SetPlayerSPEED (Muda os Pontos de Velocidade do Player)
=|>SetPlayerPOINTS (Muda os pontos reservados para gastar)
=|>SetPlayerExp (Muda os Pontos de Experiencia do Player)
=|>SetPlayerMapX (Muda a cordenada X do mapa em que o player esta)
=|>SetPlayerMapY (Muda a Cordenada Y Do mapa em que o player esta)
=|>SetPlayerClass (Muda a Classe do Player)
=|>SetPlayerMap (Muda o mapa em que o player está)
=|>SetPlayerInvItemNum (Muda o numero do slot que tal item está)
=|>SetPlayerGuild (Muda a guild do player Se ele tiver)
=|>SetPlayerResets (Muda os resets do player, se voce tiver o comando de reset)
(:Dims:)
Uma Dim é usada como se fosse interpretado
Para voce fazer um código Dim voce deve escrever
Dim (Letra de interpretação, Exemplo : i)
Dim i
Após isso voce presisa mostrar oque ele interpretara
Exemplo
i = "Eu"
O "Eu" é uma String ou seja, não é um código pois esta entre aspas
Mas voce pode entrepetar por algo como por exemplo o código GetPlayerName(index)
Dim i
i = GetPlayerName(index)
A dim serve para muitas coisas, tanto para abreviar um código grande quanto para fazer códigos presisos.
Um código presiso que eu usei foi no sub UsingStatPoint
Ele tinha o comando PointQuant que é a quantidade de pontos
Tive que fazer os pontos quando usados, perder 10 veses a quantidade de pontos usados.
Então usei a Dim
Dim p
p = PointQuant * 10
o * significa no Vb, Multiplicação.
Então eu coloquei quando adiciona pontos eu colocquei no lugar de pointQuant, coloquei a dim P
Isto é sobre as Dims
(:Subs:)
O Principal é dividido em partes onde voce usara codigos
Tanto
como voce pode criar novas subs, quando voce faz um código que é no
lugar errado, ele não funciona, mas tambem depende se o sub tem algo
como (TextSay etc...)
Então vou mostrar as Subs que ja vem no Principal
=|> Sub JoinGame(index)
*Quando voce entra no server quando fala o nome do jogo e MOTD
=|> Sub LeftGame(index)
*Quando entra no server falar boas vindas !
=|> Sub PlayerLevelUp(index)
*Quando o player Passa de level !
=|> Sub UsingStatPoints(index, PointType, PointQuant)
*Quando usa os pontos de status, PointType = Pontos, PointQuant = Quantidade de pontos usados
=|> Sub scriptedTile(index, script)
*Nessessário ter um script Sub feito.
=|> Sub PlayerPrompt(index, Prompt, Value)
*Perguntas ao player
=|> Sub Commands(index)
*Comandos, Que voce escreve no Text do chat e ele roda o comando
=|> Sub DropItems(index)
*Quando morrer dropar itens
=|> Sub OnDeath(index)
*Quando ele morrer o mapa que sera teleportado
(:Cor:)
Abrindo o Principal.txt voce ve os códigos de Cor de texto
Está cor de texto é usada em Msgs ou Etc...
Para usar uma cor é apenas ver o numero dela e colocar este numero.
(:Msg:)
As Mensagens do Principal são mandadas no Chat
Com elas pode se fazer muitas coisas
De informações a Alertas.
Existem 3 formas de Msgs:
=|> PlayerMsg
=|> GlobalMsg
=|> BattleMsg
A PlayerMsg é aquela que apenas o player pode ver, e ela aparece no chat
A GlobalMsg é aquela que todos os players podem ver e ela aparece no chat
A BattleMsg é aquela que aparece no canto do jogo, como Voce tirou tanto de danos no tal Monstro.
>Usando Msgs<
Para usar uma Msg Existe o comando
Call (MsgBox)
E então o resto dos códigos
Usando PlayerMsg
Call PlayerMsg(index, (Conteudo), Cor)
Usando GlobalMsg
Call GlobalMsg((Conteudo), Cor)
Usando BattleMsg
Call BattleMsg(index, (Conteudo), Cor, Local)
| 1 = Direita
Local => |
| 0 = Esquerda
(:GetVar e PutVar:)
A função GetVar é para pegar um arquivo do servidor, Voce a usa o seguinte.
GetVar( Arquivo, Seção do arquivo, Pergunta do arquivo)
A Função GetVar é para ler e PutVar para escrever
Esta função é usada por Arquivos .Ini, para quem sabe sobre isso, na Elysium O comando de ler e escrever INI é assim.
Re: Aula de SadScript
Aprendi mt com esse tuto coisa que eu não sabia + 1 cred por ter me ajudado ;D
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