Criando Jogo de luta!
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Criando Jogo de luta!
Bom pessoal a pedidos de algums membros da Makers brasil!
Vou criar um tutorial de criação de um Jogo de luta "Basico" no flash utilizando 2 Jogadores
Quero tanto críticas, ajudas e etc. aqui!
Bom, vou postar os requisítos:
Macromedia Flash 8 ou MX 2004;
Conhecimentos mínimos em AS 2.0
Sprites dos personagens.
Prontos?
Bom, abram o programa e solicite um novo documento, modifique o tamanho para 550 x 400 pixels, mude a cor de fundo da cor que desejar.
Acho melhor começar com o preloader, não? Crie mais 2 camadas, a Camada 3 será para os script, a Camada 2 será para o texto dinâmico que mostra a porcentagem que já foi carregado do jogo, a Camada 1 para uma imagem (que seria a capa do game, que eu encsinarei a fazer. Antes de começar o preloader crie mais um frame em cada camada.
Agora, sim começarei o preloader. biggrin.gif
No primeiro frame da Camada 3 coloque a seguinte ação:
CÓDIGO
Vou explicar esse script: "carregado1" é a variável que representa os bytes já carregados do movieclip cape, o total1 é o total de bytes que contém nesse Mc (cape). Há um função "If", que siginifica que, se os bytes carregados e o total de bytes do MC forem maiores ou iguais um do outro o documento começará a ser executado.
Agora iremos para o próximo frame da camada de scripts, dessa vez não mudará muito da ação interior, por que ela só serviu para carregar o MC da capa do jogo, assim quando for carregar de verdade não ficará em branco o lugar onde a capa estava. Esse script agora trabalhrá com o carregamento total do jogo em si:
CÓDIGO
Hora de explicar!!!!!! "carregados" é a variável que representa os bytes já carregados do jogo, o total é realmente o total de bytes que contém no jogo todo. Temos novamente a função "If", agora siginifica que, se os bytes carregados e o total de bytes do documento forem maiores ou iguais um do outro o documento irá até o quadro chamado "game". thumbsup.gif
Agora criaremos ujm pouco da engine do game, começaremos pelo campo de texto dinâmico da porcentagem carregada do jogo, clique no quadro 2 da camada 2, vá nas ferramentas e escolha aquela "A" (serve para criar textos estáticos, campos de entrada e textos dinâmicos), na parte de Propriedades terá uma caixa seleção do tipo de texto que vai usar, coloque como "Dynamic Text/ Texto dinâmico", clique e arraste, colocando-o no tamanho que desejar, mas lembre-se que terá de caber a porcentagem, coloque na fonte que quiser, do tamanho que desejar, formate como quiser, quando acabar o formato, com certeza o campo estrá selecionado, senão clique uma vez de leve sobre ele há na propriedades um texto para "Var", coloque no campo de texto da parte Var a variável de "txt_load" (sem aspas), e em cima da Var tem um campo de seleção (perto de um botão escrito "Embed...", clique sobre aquele campo de seleção, escolhendo a opção "Anti-alias for animation", isso serve para que quem não haja a fonte cujo você escolheum, no computador possa vê-la sem problema. wink.gif
Hora da capa, gente!!! laugh.gif
Bom, não utilizaremos Flash agora... Vamos trabalhar com o Fireworks!!! wink.gif
O compre ou baixe o trial na internet.
Ele é um software que funciona como editor e criador de imagens, ele é muito bom, você pode procurar tutoriais na internet aqui mesmo no fórum!!!
Vamos lá, né?
Abra o software e aperte Ctrl N, deixe o tamanho da nova imagem (deixe em pixels) igual à do seu projeto, deixe a Resolução por 72 px/polegadas
Já na "Cor da Tela" do jeito que quiser, no "Branco", lógico vai ter o fundo branco, no Transparente o fundo será transparente, em Personalizar você pode escolher a cor que bem entender.
É necessário que você saiba usar o software bem... no nível intermediário.... Senão não entenderá bem.
Bom, vou montar aqui pra mim. Caso queira aprender à usar bem.... ESTUDE!!!!!!!!!!! Aqui no fórum você pode encontrar tutoriais, video-aulas e etc.
Ate a proxima!
Vou criar um tutorial de criação de um Jogo de luta "Basico" no flash utilizando 2 Jogadores
Quero tanto críticas, ajudas e etc. aqui!
Bom, vou postar os requisítos:
Macromedia Flash 8 ou MX 2004;
Conhecimentos mínimos em AS 2.0
Sprites dos personagens.
Prontos?
Bom, abram o programa e solicite um novo documento, modifique o tamanho para 550 x 400 pixels, mude a cor de fundo da cor que desejar.
Acho melhor começar com o preloader, não? Crie mais 2 camadas, a Camada 3 será para os script, a Camada 2 será para o texto dinâmico que mostra a porcentagem que já foi carregado do jogo, a Camada 1 para uma imagem (que seria a capa do game, que eu encsinarei a fazer. Antes de começar o preloader crie mais um frame em cada camada.
Agora, sim começarei o preloader. biggrin.gif
No primeiro frame da Camada 3 coloque a seguinte ação:
CÓDIGO
- Código:
stop();
carregado1 = _root.cape.getBytesLoaded();
total1 = _root.cape.getBytesTotal();
if (carregado1>=total1) {
play();
}
Vou explicar esse script: "carregado1" é a variável que representa os bytes já carregados do movieclip cape, o total1 é o total de bytes que contém nesse Mc (cape). Há um função "If", que siginifica que, se os bytes carregados e o total de bytes do MC forem maiores ou iguais um do outro o documento começará a ser executado.
Agora iremos para o próximo frame da camada de scripts, dessa vez não mudará muito da ação interior, por que ela só serviu para carregar o MC da capa do jogo, assim quando for carregar de verdade não ficará em branco o lugar onde a capa estava. Esse script agora trabalhrá com o carregamento total do jogo em si:
CÓDIGO
- Código:
stop();
carregados = _root.getBytesLoaded();
total = _root.getBytesTotal();
pct = Math.round(carregados/total*100);
txt_load = pct " %";
if (carregados>=total1) {
gotoAndStop("game");
}
Hora de explicar!!!!!! "carregados" é a variável que representa os bytes já carregados do jogo, o total é realmente o total de bytes que contém no jogo todo. Temos novamente a função "If", agora siginifica que, se os bytes carregados e o total de bytes do documento forem maiores ou iguais um do outro o documento irá até o quadro chamado "game". thumbsup.gif
Agora criaremos ujm pouco da engine do game, começaremos pelo campo de texto dinâmico da porcentagem carregada do jogo, clique no quadro 2 da camada 2, vá nas ferramentas e escolha aquela "A" (serve para criar textos estáticos, campos de entrada e textos dinâmicos), na parte de Propriedades terá uma caixa seleção do tipo de texto que vai usar, coloque como "Dynamic Text/ Texto dinâmico", clique e arraste, colocando-o no tamanho que desejar, mas lembre-se que terá de caber a porcentagem, coloque na fonte que quiser, do tamanho que desejar, formate como quiser, quando acabar o formato, com certeza o campo estrá selecionado, senão clique uma vez de leve sobre ele há na propriedades um texto para "Var", coloque no campo de texto da parte Var a variável de "txt_load" (sem aspas), e em cima da Var tem um campo de seleção (perto de um botão escrito "Embed...", clique sobre aquele campo de seleção, escolhendo a opção "Anti-alias for animation", isso serve para que quem não haja a fonte cujo você escolheum, no computador possa vê-la sem problema. wink.gif
Hora da capa, gente!!! laugh.gif
Bom, não utilizaremos Flash agora... Vamos trabalhar com o Fireworks!!! wink.gif
O compre ou baixe o trial na internet.
Ele é um software que funciona como editor e criador de imagens, ele é muito bom, você pode procurar tutoriais na internet aqui mesmo no fórum!!!
Vamos lá, né?
Abra o software e aperte Ctrl N, deixe o tamanho da nova imagem (deixe em pixels) igual à do seu projeto, deixe a Resolução por 72 px/polegadas
Já na "Cor da Tela" do jeito que quiser, no "Branco", lógico vai ter o fundo branco, no Transparente o fundo será transparente, em Personalizar você pode escolher a cor que bem entender.
É necessário que você saiba usar o software bem... no nível intermediário.... Senão não entenderá bem.
Bom, vou montar aqui pra mim. Caso queira aprender à usar bem.... ESTUDE!!!!!!!!!!! Aqui no fórum você pode encontrar tutoriais, video-aulas e etc.
Ate a proxima!
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