Makers Brasil
Bem Vindos a Maker´s Brasil (um forum para criação de servidores 2D e 3D)Nos desejamos boa sorte no seu projeto!


Participe do fórum, é rápido e fácil

Makers Brasil
Bem Vindos a Maker´s Brasil (um forum para criação de servidores 2D e 3D)Nos desejamos boa sorte no seu projeto!
Makers Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Criando Jogo de luta!

Ir para baixo

Criando Jogo de luta! Empty Criando Jogo de luta!

Mensagem por spectrus Sex Jun 24, 2011 2:30 pm

Bom pessoal a pedidos de algums membros da Makers brasil!
Vou criar um tutorial de criação de um Jogo de luta "Basico" no flash utilizando 2 Jogadores
Quero tanto críticas, ajudas e etc. aqui!

Bom, vou postar os requisítos:

Macromedia Flash 8 ou MX 2004;
Conhecimentos mínimos em AS 2.0
Sprites dos personagens.

Prontos?

Bom, abram o programa e solicite um novo documento, modifique o tamanho para 550 x 400 pixels, mude a cor de fundo da cor que desejar.
Acho melhor começar com o preloader, não? Crie mais 2 camadas, a Camada 3 será para os script, a Camada 2 será para o texto dinâmico que mostra a porcentagem que já foi carregado do jogo, a Camada 1 para uma imagem (que seria a capa do game, que eu encsinarei a fazer. Antes de começar o preloader crie mais um frame em cada camada.
Agora, sim começarei o preloader. biggrin.gif

No primeiro frame da Camada 3 coloque a seguinte ação:
CÓDIGO
Código:
stop();
carregado1 = _root.cape.getBytesLoaded();
total1 = _root.cape.getBytesTotal();
if (carregado1>=total1) {
    play();
}


Vou explicar esse script: "carregado1" é a variável que representa os bytes já carregados do movieclip cape, o total1 é o total de bytes que contém nesse Mc (cape). Há um função "If", que siginifica que, se os bytes carregados e o total de bytes do MC forem maiores ou iguais um do outro o documento começará a ser executado.

Agora iremos para o próximo frame da camada de scripts, dessa vez não mudará muito da ação interior, por que ela só serviu para carregar o MC da capa do jogo, assim quando for carregar de verdade não ficará em branco o lugar onde a capa estava. Esse script agora trabalhrá com o carregamento total do jogo em si:
CÓDIGO
Código:
stop();
carregados = _root.getBytesLoaded();
total = _root.getBytesTotal();
pct = Math.round(carregados/total*100);
txt_load = pct " %";
if (carregados>=total1) {
    gotoAndStop("game");
}


Hora de explicar!!!!!! "carregados" é a variável que representa os bytes já carregados do jogo, o total é realmente o total de bytes que contém no jogo todo. Temos novamente a função "If", agora siginifica que, se os bytes carregados e o total de bytes do documento forem maiores ou iguais um do outro o documento irá até o quadro chamado "game". thumbsup.gif

Agora criaremos ujm pouco da engine do game, começaremos pelo campo de texto dinâmico da porcentagem carregada do jogo, clique no quadro 2 da camada 2, vá nas ferramentas e escolha aquela "A" (serve para criar textos estáticos, campos de entrada e textos dinâmicos), na parte de Propriedades terá uma caixa seleção do tipo de texto que vai usar, coloque como "Dynamic Text/ Texto dinâmico", clique e arraste, colocando-o no tamanho que desejar, mas lembre-se que terá de caber a porcentagem, coloque na fonte que quiser, do tamanho que desejar, formate como quiser, quando acabar o formato, com certeza o campo estrá selecionado, senão clique uma vez de leve sobre ele há na propriedades um texto para "Var", coloque no campo de texto da parte Var a variável de "txt_load" (sem aspas), e em cima da Var tem um campo de seleção (perto de um botão escrito "Embed...", clique sobre aquele campo de seleção, escolhendo a opção "Anti-alias for animation", isso serve para que quem não haja a fonte cujo você escolheum, no computador possa vê-la sem problema. wink.gif

Hora da capa, gente!!! laugh.gif
Bom, não utilizaremos Flash agora... Vamos trabalhar com o Fireworks!!! wink.gif
O compre ou baixe o trial na internet.
Ele é um software que funciona como editor e criador de imagens, ele é muito bom, você pode procurar tutoriais na internet aqui mesmo no fórum!!!
Vamos lá, né?
Abra o software e aperte Ctrl N, deixe o tamanho da nova imagem (deixe em pixels) igual à do seu projeto, deixe a Resolução por 72 px/polegadas
Já na "Cor da Tela" do jeito que quiser, no "Branco", lógico vai ter o fundo branco, no Transparente o fundo será transparente, em Personalizar você pode escolher a cor que bem entender.
É necessário que você saiba usar o software bem... no nível intermediário.... Senão não entenderá bem.
Bom, vou montar aqui pra mim. Caso queira aprender à usar bem.... ESTUDE!!!!!!!!!!! Aqui no fórum você pode encontrar tutoriais, video-aulas e etc.

Ate a proxima!
spectrus
spectrus
Administrador
Administrador

Mensagens : 299
Estrelas Makers : 1466
Creditos : 49
Data de inscrição : 01/01/2011
Idade : 30
Localização : V.da conquista bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos