[GB]CRIANDO UM PROJETO
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[GB]CRIANDO UM PROJETO
TUTORIAL 01 – CRIANDO UM PROJETO
Para criar um novo
projeto vá até o menu Arquivo -> Novo Projeto. A seguinte tela será
exibida:
Primeiramente
selecione o tipo do projeto a ser criado, para este primeiro tutorial selecione
“Static Camera Game”, este tipo projeto possui uma câmera principal que
acompanha o jogador de maneira estática. Em seguida digite o nome
do projeto, algo como “Game” e selecione
um diretório para o projeto, é importante criar uma nova pasta para salvar
o projeto, pois ele cria vários arquivos no local o que pode causar
problemas caso já existam outros arquivos no mesmo diretório. Também informe o nome do autor
do projeto. Em seguida selecione o formato do ator principal, este
formato refere se ao tipo de modelo 3D a ser utilizado pelo ator principal, que
pode ser MD2, MD3 ou SMD, o formato MD2 foi utilizado inicialmente no jogo
“Quake 2”, possui informações sobre o modelo e também as suas animações baseadas em
frames, o formato MD3 é a evolução do MD2 e foi utilizado inicialmente no jogo
“Quake 3”, possui uma qualidade maior que o MD2 e possibilita
a divisão do ator em 3 partes distintas. A outra opção de formato é o formato SMD,
este formato foi utilizado inicialmente no jogo “Half Life”, diferente dos modelos MD2 e MD3
que possuem a animação baseada em frames, no formato SMD os modelos possuem a animação baseada em
esqueletos. Para o nosso primeiro tutorial selecione o formato MD2. Para finalizar pressione
“OK”.
O projeto será criado e em
seguida será criado automaticamente o primeiro mapa do jogo, digite o nome do
mapa, algo como “Mapa01” e pressione OK.
Esta criado o seu projeto,
agora é possível visualizar a tela principal do 3D Game Builder:
A tela principal é dividida
em três partes, o editor de mapas, a paleta de objetos e as propriedades do
objeto. Na paleta de objetos estão todas as entidades que podem ser criadas no
mapa, acima dela é possível selecionar a categoria de objetos a ser listada, e
com um duplo clique sobre o objeto desejado este é automaticamente adicionado ao
mapa e fica visível no editor de mapas, onde é possível interagir com este
objeto utilizando o mouse. E abaixo da paleta de objetos estão as propriedades
do objeto que estiver atualmente selecionado no editor de
mapas.
No próximo
tutorial aprenderemos a utilizar esta interface, e criaremos o nosso primeiro
objeto.
Para criar um novo
projeto vá até o menu Arquivo -> Novo Projeto. A seguinte tela será
exibida:
Primeiramente
selecione o tipo do projeto a ser criado, para este primeiro tutorial selecione
“Static Camera Game”, este tipo projeto possui uma câmera principal que
acompanha o jogador de maneira estática. Em seguida digite o nome
do projeto, algo como “Game” e selecione
um diretório para o projeto, é importante criar uma nova pasta para salvar
o projeto, pois ele cria vários arquivos no local o que pode causar
problemas caso já existam outros arquivos no mesmo diretório. Também informe o nome do autor
do projeto. Em seguida selecione o formato do ator principal, este
formato refere se ao tipo de modelo 3D a ser utilizado pelo ator principal, que
pode ser MD2, MD3 ou SMD, o formato MD2 foi utilizado inicialmente no jogo
“Quake 2”, possui informações sobre o modelo e também as suas animações baseadas em
frames, o formato MD3 é a evolução do MD2 e foi utilizado inicialmente no jogo
“Quake 3”, possui uma qualidade maior que o MD2 e possibilita
a divisão do ator em 3 partes distintas. A outra opção de formato é o formato SMD,
este formato foi utilizado inicialmente no jogo “Half Life”, diferente dos modelos MD2 e MD3
que possuem a animação baseada em frames, no formato SMD os modelos possuem a animação baseada em
esqueletos. Para o nosso primeiro tutorial selecione o formato MD2. Para finalizar pressione
“OK”.
O projeto será criado e em
seguida será criado automaticamente o primeiro mapa do jogo, digite o nome do
mapa, algo como “Mapa01” e pressione OK.
Esta criado o seu projeto,
agora é possível visualizar a tela principal do 3D Game Builder:
A tela principal é dividida
em três partes, o editor de mapas, a paleta de objetos e as propriedades do
objeto. Na paleta de objetos estão todas as entidades que podem ser criadas no
mapa, acima dela é possível selecionar a categoria de objetos a ser listada, e
com um duplo clique sobre o objeto desejado este é automaticamente adicionado ao
mapa e fica visível no editor de mapas, onde é possível interagir com este
objeto utilizando o mouse. E abaixo da paleta de objetos estão as propriedades
do objeto que estiver atualmente selecionado no editor de
mapas.
No próximo
tutorial aprenderemos a utilizar esta interface, e criaremos o nosso primeiro
objeto.
spectrus- Administrador
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Re: [GB]CRIANDO UM PROJETO
essa engine da para fazer online?
Jooypaad- Modelador
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