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[GB]MUDANDO DE MAPA

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[GB]MUDANDO DE MAPA

Mensagem por spectrus em Qua Maio 11, 2011 11:09 am

TUTORIAL 13 - MUDANDO DE MAPA

Neste tutorial aprenderemos como mudar
de mapa durante a execução do jogo, isto permite que o jogo seja
dividido em diversos ambientes diferentes.


Primeiramente crie um novo projeto,
chame o primeiro mapa de “Mapa01” e em seguida crie um pequeno cenário
nele com uma base sólida para que o ator principal possa andar sobre ela
e também crie uma estrutura representando um prédio, pode um cubo
grande e um pequeno com uma textura de porta no pequeno, quando o nosso o
ator principal colidir com a porta mudaremos o cenário para um outro
mapa, quando concluir o cenário deverá estar parecido com este:









Agora vamos criar um novo mapa, para
isso vá até o menu “Arquivo -> Novo Mapa”, chame o novo mapa de
“Mapa02”. Neste mapa crie um cenário interno, para isso utilize 6 cubos
posicionados para formar um outro cubo, o nosso cenário será o interior
deste cubo, utilize as mesma texturas usadas para fazer o prédio no mapa
anterior para as paredes e uma outra para o chão, em uma das paredes
posicione a mesma porta utilizada no outro mapa. Após concluir o cenário
deve estar parecido com este:



Com os dois ambientes prontos vamos
criar os scripts para a mudança entre os mapas, volte para o “Mapa01”,
para isso utilize à aba “Mapas” que esta próxima a paleta de objetos,
nesta aba são listados todos os mapas do projeto atual.


Com o “Mapa01” aberto selecione a porta criada e
vá até o evento “OnCollision”, vamos criar o evento que carregará o
“Mapa02” ao colidirmos com ela. Para carregar um novo mapa existe o
comando “LoadMap” e para exibir uma tela enquanto este novo mapa é
carregado podemos usar o comando “ShowLoadingScreen”. Antes de criar o
script crie um novo material chamado “LoadScreen” com uma textura que
será exibida enquanto o novo mapa estiver sendo carregado. O script para
mudança de mapa ficou assim:




ShowLoadingScreen('LoadScreen', '', 0, 0);
LoadMap('Mapa02.gbm', 0, 1, 0, 10);




O comando “ShowLoadingScreen” recebe como parâmetro o nome do
material/textura a ser exibido na tela, no meu caso “LoadScreen”, o
segundo parâmetro é um texto para ser exibido, como a minha imagem já
possuía um texto deixei este texto em branco, e os outros dois
parâmetros são referentes a posição x, y do texto a ser exibido. O
Comando “LoadMap” recebe como parâmetro o nome do mapa a ser carregado,
no caso “Mapa02.gbm”, não esqueça-se de sempre incluir a extensão do
arquivo “.gbm”, os próximos 3 parâmetros são referentes as coordenadas
x, y, z onde o ator principal irá aparecer no novo mapa, dependendo de
como você modelou o seu cenário será necessário alterar estes valores, e
o ultimo parâmetro é o tempo de espera em milisegundos para que o
mudança de mapa ocorra.



Salve o script e o mapa, em seguida, ainda no “Mapa01” vamos criar
mais um evento, acesse o menu “Mapa -> Eventos -> OnCreate”, este
evento ocorre sempre que o mapa é criado, dentro do evento adicione o
seguinte script:




HideLoadingScreen();
Este comando esconde a tela que vamos exibir enquanto um mapa
estiver sendo criado, como no próximo mapa também exibiremos esta tela
ao carregarmos novamente o “Mapa01” devemos escondê-la quando o mapa
estiver completamente carregado.



Para concluir salve o script e o mapa, agora através da aba “Mapas” abra novamente o “Mapa02”.



Faça a mesma coisa para a outra porta que está neste ambiente, crie o script “OnCollision” para ela com o seguinte script:



ShowLoadingScreen('LoadScreen', '', 0, 0);
LoadMap('Mapa01.gbm', 0, 1, 0, 10);




Como você pode notar o script é praticamente o mesmo do utilizado
no mapa anterior porém agora é carregado o “Mapa01.gbm”, outro parâmetro
que também pode mudar é posição inicial do ator principal no comando
“LoadMap” dependendo de como você modelou o seu cenário.


Em seguida salve o script e o mapa, neste mapa também crie um
evento “OnCreate” para ele, assim como foi feito no “Mapa01” acessando o
menu “Mapa -> Eventos -> OnCreate” e adicione o seguinte script a
este evento:
HideLoadingScreen();
Salve o seu script e o seu mapa, se você fez tudo corretamente a
mudança de mapas esta completa, para testar como ficou execute o jogo,
ande com o ator até a porta criada, ao colidir com ela o outro mapa será
criado, e neste outro mapa colidindo novamente com a porta o ator
retornará para o mapa anterior.







Este foi mais um exemplo do que pode ser feito utilizando a
linguagem script, nos próximos tutoriais aprenderemos a fazer outras
coisas utilizando scripts.


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Re: [GB]MUDANDO DE MAPA

Mensagem por Bilesa em Qua Jul 06, 2011 5:39 pm

E a mudança de char tem alguns chars de jogos desenhos anime famosos?
Qual o formato dos chars?

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Re: [GB]MUDANDO DE MAPA

Mensagem por spectrus em Qua Jul 06, 2011 5:54 pm

Os chars podem ser criados por vc mesmo ou baixados da internet! e existem varios formatos de chars e so olhar na pasta do 3D GB^^


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Re: [GB]MUDANDO DE MAPA

Mensagem por Bilesa em Qui Jul 07, 2011 7:14 am

Mais uma coisa tem chat ??
È online?
To baixando ele agora Razz

Edit:

CONTEUDO REMOVIDO
da proxima vez tera punições!

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Re: [GB]MUDANDO DE MAPA

Mensagem por  em Qua Jan 18, 2012 11:47 am

Fiquei sabendo que em breve a 3D Game Builder vai ficar "FREE", muito melhor para makers que usam ela...


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Re: [GB]MUDANDO DE MAPA

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